Se você trabalha com manutenção de tv e ainda não tem um gravador de memória flash em sua bancada de trabalho, com certeza está perdendo dinheiro.

Você agora deve está se perguntando. Como assim! Perdendo dinheiro.

Se você concorda que tempo é dinheiro, com certeza vai concordar comigo que a falta de um gravador de memória flash, vai fazer você perder dinheiro.

Quando o técnico em eletrônica utiliza o gravador programador de eeprom e memória flash Ele agiliza o diagnóstico da tv de forma mais rápida e precisa, economizando assim tempo e dinheiro e, em muitos casos, evita a troca desnecessária da pci principal.

Vamos ver um exemplo prático.

Digamos que chegou a sua bancada uma tv Philips 32PFL3008D com o seguinte sintoma:

Acende o led do stand by mas não liga, aí você abre a tv, confere as tensões que são necessárias para dá inicio ao funcionamento, e constata que estão todas ok.

Aí você imagina que pode ser a memoria flash danificada ou com os dado corrompido. É exatamente nesta situação que o gravador de memória flash entraria em cena para agilizar o diagnóstico.

De posse deste instrumento, você retira a flash da pci, faz a regravação, e já pode determinar se o defeito pode ou não  ser resolvido com a regravação da memória.

Porém, se você não dispõe de um gravador de memória flash, irá se preocupar em adquirir uma memória gravada que muitas vezes, tem que pedir de fora da sua cidade, além do custo do produto, ainda tem o tempo de espera.

Outra solução adota em algumas situações é a troca da pci principal, o que acaba elevando muito o custo do conserto.

De acordo com exposto, acredito que você já concorda comigo que a falta do gravador de memória flash faz o técnico reparador de tv, perder dinheiro.

Após ler esse artigo, espero que você tenha compreendido a grande importância que tem para o técnico em eletrônica, um gravador de memória flash.

Dicas de defeitos relacionados a memória flash

STI vários modelos:  Led do stand by direto na cor verde e não funciona

Tv Philips série xxPFL3008D Travada em stand by